2015/03/28 Tour: Religião e Cidade – De Cedofeita a Miragaia

Realizámos a 28 de março o percurso “Religião e Cidade – De Cedofeita a Miragaia”, inserido no Mercado do vinho, organizado pelo @cedofeitaviva, e no Dia Nacional dos Centros Históricos, na sequência de um convite da Câmara Municipal do Porto para o CHIP – Culture, Heritage and Identity in Porto integrar as celebrações oficiais no Porto.
O CHIP – Culture, Heritage and Identity in Porto é um projecto de investigação do CIIIC – Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária do Iscet – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.
Fotografia de João Fitas.

2015/03/28 Mercado do Vinho

No sábado, 28 de março, finalmente celebrámos o Vinho em mais uma edição do Mercado Cedofeita Viva. Para além de mais de 100 expositores, estiveram presentes os produtores de vinho Vinhos Norte, Quinta de Montouro e Quinta de Gomariz. José Silva comentou as provas de vinho verde, em duas sessões que reuniram mais de 60 participantes, com o apoio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
O “tour histórico” do CHIP, “Religião e Cidade – De Cedofeita a Miragaia” conduziu cerca de 40 pessoas num percurso que integrou o Dia Nacional dos Centros Históricos.
Zé Grosso, criação do ator Nuno Meireles, deambulou com um grupo de apoiantes entusiasmados pelo mercado à procura de votos para o seu Partido do Binho… A tarde foi ainda animada por Francisco Rua, pelo Grupo de Fados e Guitarradas da Faculdade de Ciências e por Tiago Nacarato e Marcelo Soares. Nos restaurantes aderentes da vizinhança de Cedofeita e Bombarda, e entre os produtores em exposição, decorreu a ação “Vinho a Copo!”, apoiada pela Viniportugal.

Ler Mais»

2015/02/12 Livros no hospital

Os Cedofeita Viva apoiaram hoje o projeto da Biblioteca Bairro dos Livros no Hospital Geral de Santo António. Com o apoio de diversas editoras, distribuímos com os nossos parceiros livros e jogos didáticos a crianças internadas na Pediatria e em ambulatório no Centro Materno-Infantil do Norte e no HGSA. Esta iniciativa só foi possível com a generosa oferta das editoras, livrarias e Biblioteca: Edita-me, Index, Salta Folhinhas, Orfeu Mini, Companhia das Artes e Biblioteca Almeida Garrett.

2014/12/20 Mercado do Natal

No sábado, 20 de dezembro, celebrámos o Natal em mais uma edição do Mercado Cedofeita Viva. Finalmente tivemos bom tempo, e assim pudemos usufruir das atuações d’Os Meninos do Coro e do Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Santa Maria do Olival . Desfilou a Fanfarra B V Portuenses, que mais uma vez abrilhantaram o Mercado. Felicidade e Agostinho (Joana Domingos e Hugo Ribeiro) deambularam pela rua, encantando muitas centenas de pessoas.
Também de tarde mais de 40 pessoas seguiram o percurso histórico do CHIP – Culture, Heritage and Identity in Porto, “Tour de Natal – Xmas Tour”, dirigido por Jorge Ricardo Pinto e com Ana Sofia Amorim, Daniela Alves, Hélder Barbosa e Ricardo Martins.
Muitas crianças aderiram ao cantinho da escrita de cartas ao Pai Natal. Com a parceria do Bairro dos Livros oferecemos livros a partir das 15h30m às crianças que escreveram uma carta ou fizeram um desenho para o Pai Natal.
A imagem do Mercado do Natal foi de Luís de Melo, com o apoio da Galeria Trindade. O vídeo foi de Joana Costa e Eduardo Morais, e a fotografia, de João Fitas, Duarte Magano, Helena Costa, José Magano e Sofia Silva. O apoio técnico de som foi de Ricardo Vieira Alves, e a energia foi gentilmente cedida por Sabores de Sebouh.
A todos os nossos agradecimentos, e ainda aos comerciantes de Cedofeita e aos mais de 100 expositores que participaram no Mercado de Natal.

Ler Mais»

2014/12/20 Tour de Natal

CHIP – Culture, Heritage and Identity in Porto realizou o tour histórico de Natal, a partir de Cedofeita, dirigido por Jorge Ricardo Pinto e com Ana Sofia Amorim, Daniela Alves, Hélder Barbosa e Ricardo Martins. O percurso de 2h30m conduziu 49 participantes pela Praça de Carlos Alberto, Praça de Gomes Teixeira/Praça de Parada Leitão, Rua das Carmelitas, Rua dos Clérigos, Largo dos Lóios, Praça da Liberdade, Praça de Almeida Garrett/Estação de S. Bento, Rua das Flores e Largo de S. Domingos.
Fotografia: Fernando Silva, João Fitas e José Magano.
Uma co-organização CHIP – Cedofeita Viva – Iscet – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, com o apoio da Porto Lazer.

2014/12/06 Tour #2: “O Porto da alta burguesia às classes operárias”

O Tour histórico “O Porto da alta burguesia às classes operárias – Um passeio por Cedofeita de outros tempos” realizou-se uma vez mais no sábado, 6 de dezembro, tal o número de interessados em lista de espera. Mais uma vez, a equipa do CHIP foi dirigida Jorge Ricardo Pinto e contou com Ana Sofia Amorim, Daniela Alves, Hélder Barbosa e Ricardo Martins.
Álbum de fotografias

Página 1 de 712345...Última »