2013/04/27 Limpar Cedofeita II

Pela segunda vez – a primeira foi em junho de 2012 -, Cedofeita Viva organizou uma nova limpeza da rua de Cedofeita. Desta vez a ação começou logo de manhã, e contou com a ajuda da brigada anti-grafito da Câmara Municipal do Porto, do projeto “Por um Porto Mais Limpo”. A equipa do projeto pôde também contar com o apoio de estudantes da Universidade Lusófona (Porto), dos amigos do Máscara Solta e de outros voluntários. Durante o dia estive-se a remover cartazes, pintar paredes, caixas e muros, e até um veículo da DMLU/CMP andou a varrer a rua! No final a rua ficou de cara nova. Mais um evento com o apoio da ACECE e da CMP.

2013/04/20 Liberté

A rua de Cedofeita teve na tarde de hoje, 20 de abril, um espetáculo de rua que atraíu centenas de pessoas: “Liberté”, da companhia Allatantou, liderada pela Joana Peres. O espetáculo foi organizado pela Associação Terra na Boca, que também anima o Bairro das Artes, de que é associado o Cedofeita Viva – ISCET. Vários estudantes do Cedofeita Viva ensaiaram previamente com a Joana Peres e participaram no espetáculo, que arrancou das instalações do ISCET e seguiu até ao entroncamento de Cedofeita com Bombarda. Aí decorreu a parte principal do show, que é inspirado em temas relacionados com a escravidão e a libertação, e em ritmos e danças da Guiné. Foi fantástico…!

2013/04/20 Um Fernando, Muitas Pessoas

Em paralelo às inaugurações de Bombarda de 20 de abril, a Culture Print organizou um evento original: “Um Fernando, Muitas Pessoas”. Os membros do Máscara Solta, que encenaram a performance, e estudantes do Cedofeita Viva, vestiram-se de preto e com um bigode à Pessoa, e leram em voz alta passagens da obra do poeta, no meio de Miguel Bombarda; Marta Cunha dançou. As pessoas acercaram-se dos leitores, curiosas. O efeito foi muito curioso…